sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Clássicos: O Poderoso Chefão



Olá!!!

Hoje vou falar aqui de Clássicos.

Li O Poderoso Chefão, de Mário Puzo quando estava no ensino médio. Adorei. Aí compramos o livro para nossa biblioteca, meu mano leu e também adorou. Eu reli, e depois reli de novo as partes mais emocionates...rsrs... E nós dois ficamos morrendo de vontade de assistir os filmes.

Só que não encontrávamos em nenhuma locadora. Também não encontramos pra baixar na internet, ou o arquivo estava corrompido, ou de péssima qualidade.

Aí, comprei de presente de natal pra ele um box com os 3 DVDs remasterizados - "The Coppola Restoration", e tive a oportunidade de assistir com ele os 2 primeiros filmes nas ferias de fim de ano.

Os dois filmes são bárbaros. Indico pra quem leu o livro (e pra quem não leu também, mas não deixe de ler!!! No livro é muito mais emocionante! rsrs)

Livro:
O Poderoso Chefão é um romance de ficção escrito por Mario Puzo, originalmente publicado em 1969, sobre uma família de mafiosos de origem siciliana que imigra para os Estados Unidos da América. Mario Puzzo tornou-se um escritor conhecido mundialmente com este livro, seu terceiro romance. Ele faz uma biografia imaginária de um cappo da máfia nova-iorquina, desvendando o submundo do crime organizado.


Filmes:

O Poderoso Chefão: Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.
Teve 10 indicações ao Oscar, vencendo 3:
Melhor Filme (Albert S. Ruddy)
Melhor Ator (Marlon Brando)
Melhor Roteiro Adaptado (Mario Puzo e Francis Ford Coppola
)

O Poderoso Chefão - Parte II: Durante os anos 50, Michael Corleone está agora a frente da família e tenta expandir seus negócios por Las Vegas, Hollywood e Cuba. Paralelamente, conhecemos a interessante história de Vito Corleone, ainda jovem na Sicília, em 1910, e como ele chegou a Nova York e começou a contruir o seu império.
Teve 12 indicações ao Oscar, vencendo 6:
Melhor Filme (Francis Ford Coppola, Gray Frederickson e Fred Roos)
Melhor Diretor (Francis Ford Coppola)
Melhor Ator Coadjuvante (Robert De Niro)
Melhor Roteiro Adaptado (Francis Ford Coppola e Mario Puzo)
Melhor Direção de Arte (Dean Tavoularis, Angelo P. Graham e George R. Nelson)
Melhor Trilha Sonora (Nino Rota e Carmine Coppola).

Ainda preciso assistir a Parte 3, mas os dois primeiros foram tão bons, que tenho medo de estragar assistindo o terceiro, já que a crítica foi tão severa, e dizem que não é tão bom. Vou assistir mesmo assim.

Na minha humilde opinião o primeiro filme foi melhor, muito fiel ao livro, o segundo também, mas um pouco mais intrincado, causando um pouco de confusão a quem não leu o livro.

Vale super a pena assistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião...